(54) 9815-05279 | contato@mbgeologia.com.br

Sabesqual a importância de um Estudo Estabilidade de Talude?


Autor: Débora Thaís Mesavilla

Sabes qual a importância de um Estudo Estabilidade de Talude?

        Taludes são superfícies inclinadas em relação a horizontal que delimitam uma massa de solo, rocha ou outro material qualquer, podem ser naturais ou artificiais que são aterros ou cortes construídos pelo homem.


         Cada vez mais, os estudos da estabilização de taludes juntamente com suas formas de contenção se tornam necessários devido aos grandes desastres acarretados pelos deslizamentos de terras ou movimentos de blocos rochosos. Escorregamentos oriundos do aumento da urbanização se expandindo para locais inapropriados, escavações mineiras em lavra a céu aberto e aos grandes cortes exigidos em ferrovias e rodovias de grande tráfego. A engenharia geotécnica desempenha um papel de relevância em empreendimentos tanto civis quanto minerais, por ter uma grande importância nas questões de estabilidade de taludes que se encontram alterados.


        Devido a estes problemas só aumentarem de escala, é que se deve exigir uma prevenção principalmente em áreas de maior risco. Algumas das principais causas de instabilidade de taludes que pode-se mencionar são: aumento da inclinação dos taludes, por escavação ou por erosão provocada pela água, aumentar demais a altura do talude, em caso de mineração passar do tamanho máximo permitido e aplicação de sobrecargas no talude.


       Para poder se verificar essas áreas de risco são necessárias identificações que podem ser feitas através de mapas geológicos, evidencias do terreno, mapas topográficos ou também a probabilidade de se fazer uma investigação de campo, que é basicamente um estudo mais detalhado de levantamento topográfico, estudo das estruturas geológicas e exploração do subsolo.


        Na questão de taludes oriundos das minas é de grande importância conhecimento do seu ângulo de inclinação, para saber se é apropriado ou não, pois a boa condição de estabilidade de talude pode fornecer maior segurança, o que é essencial aos usuários, minimizando assim o risco de acidentes com trabalhadores e equipamentos e contribuindo com fatores sociais, econômicos e ambientais. Normalmente são construídas bermas, espécie de bancadas, que ajudam a assegurar os blocos que virem por se soltar. Estudos desse gênero são de extrema relevância uma vez que as consequências causadas por ruptura em taludes são muitas das vezes inestimáveis.


Leia também, “Porque o geólogo é importante para as mineradoras?” e “A importância do dimensionamento correto dos britadores”.


Acesse também nossa página do Facebook.


Referências:


COUTINHO, R. Q. ; SEVERO, R. N. F. Investigação Geotécnica Para Projeto de Estabilidade de Encostas. Disponível em: <https://www.abms.com.br/links/bibliotecavirtual/cobrae/2009-coutinho.pdf>. Acesso em: 02 out. 2017.


REIS, Renato Capucho. Estudo de Estabilidade de Taludes da mina de Tapira - MG. 2010. 145 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Geotecnia, Ufop, Ouro Preto, 2010.


ESTABILIDADE de taludes na Mineração. Disponível em: <https://tecnicoemineracao.com.br/estabilidade-de-taludes-na-mineracao/>. Acesso em: 03 out. 2017.




Nosso endereço

João Rech, 60
Carazinho/RS

contato@mbgeologia.com.br

(54) 9815-05279

(54) 9815-05279

Newsletter

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba novidades, noticias e atualizações.




Cancelar

Mídias sociais






MB Geologia e Meio Ambiente - Atuamos em todo RS- Todos os direitos reservados -2019

Hostche - Criação de Sites