(54) 9815-05279 | contato@mbgeologia.com.br

Comomanter uma mineração com o menor impacto ambiental possível? Nós lhe mostramos algumas dicas.


Autor: Débora Thaís Mesavilla

Como manter uma mineração com o menor impacto ambiental possível? Nós lhe mostramos algumas dicas.

         A extração de riquezas minerais se dá pela atividade mineradora, consistindo na extração de solo e formações rochosas que compõem a estrutura terrestre. Este é um dos setores básicos da economia do país, auxiliando de forma significativa no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, porém o que muitos não sabem é que essa pratica traz muitos danos ao meio ambiente se não operada com responsabilidade social.


       As consequências ambientais são desde problemas locais específicos até alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grandes proporções. Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração, podemos destacar:


•    Remoção da vegetação em todas as áreas de extração;


•    Poluição dos recursos hídricos;


•    Contaminação dos solos por elementos tóxicos;


•    Proliferação de processos erosivos;


•    Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado;


•   Mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas;


•   Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral;


• Poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações;


          Por isso que é importante tentar minimizar ao máximo o impacto ambiental e garantir a preservação dos ambientes naturais quando os mesmos não podem ser evitados.


    Variadas medidas podem ser realizadas para compensar os problemas gerados ao meio ambiente pela mineração.


       Para minimizar os impactos gerados, a deposição do solo estéril deverá ocorrer nas proximidades das catas, de maneira adequada, com posterior beneficiamento, no menor tempo possível. Aconselha-se que a planta de beneficiamento funcione em circuito fechado com três ou mais bacias de decantação promovendo o reaproveitamento de água e evitando assim o arraste de partículas sólidas e assoreamento do corpo d’água.


    Áreas de Preservação Permanente (APP’s) são aquelas áreas protegidas nos termos dos arts. 2º e 3º do Código Florestal. O conceito legal de APP relaciona tais áreas, independente da cobertura vegetal, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Uma boa forma de recuperar uma área é aportar solo de outros locais, solos da camada superficial e ricos em sementes e minerais juntamente com o plantio de mudas nativas. 


        Revegetação e retaludamento (com espécies arbóreas nas bermas e herbáceas nos taludes). O processo de revegetação deverá proporcionar a recuperação de funções do ecossistema por meio do plantio de mudas. O replantio que se dá pela substituição das mudas mortas ou danificadas após o plantio.


      Medidas de controle para evitar que a qualidade da água seja alterada devem atentar-se para conter os sólidos em suspensão, bem como para o armazenamento correto dos resíduos sólidos e líquidos, para isso pode ser construído um sistema de drenagem, composto de canaletas de drenagem principal e secundária.


 


Aproveite e leia também, “A mineração e os seus reflexos na sociedade” e “O que é considerado impacto Ambiental”.


Acesse também nossa página no Facebook


 


Referência:


PENA, Rodolfo F. Alves. Impactos ambientais da Mineração. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/impactos-ambientais-mineracao.htm>. Acesso em: 21 ago. 2017.


AMBIENTE, Ministério do Meio. Areas de Preservação Permanente e Unidades de Conservação X Áreas de Risco. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/impactos-ambientais-mineracao.htm>. Acesso em: 21 ago. 2017.


 




Nosso endereço

João Rech, 60
Carazinho/RS

contato@mbgeologia.com.br

(54) 9815-05279

(54) 9815-05279

Newsletter

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba novidades, noticias e atualizações.




Cancelar

Mídias sociais






MB Geologia e Meio Ambiente - Atuamos em todo RS- Todos os direitos reservados -2019

Hostche - Criação de Sites