(54) 9815-05279 | contato@mbgeologia.com.br

Conhecequais são os passos para se implantar um loteamento? Nós explicamos


Autor: Débora Thaís Mesavilla

Conhece quais são os passos para se implantar um loteamento? Nós explicamos

       Loteamentos são grandes áreas de terras divididas em pequenos lotes. São uma das formas de planejamento para o crescimento de uma cidade mais conhecidos nos últimos tempos, são uma chance de viabilidade para as pessoas poderem adquirir um terreno e ter sua casa, o que nos últimos tempos vem ocorrendo de forma mais fácil pelos financiamentos bancários existentes.      


      Porém para a implantação de um loteamento em uma cidade não é algo tão simples assim, necessita de um bom planejamento urbano e de várias exigências.


       Se já tens uma área de terra deve elaborar um plano, precisa-se saber qual o mercado local, quem serão os compradores, qual é a demanda da cidade, para isso deve ser estudado com clareza o plano diretor, parcelamento de solos e código de obras do respectivo município assim como fazer pesquisas do local.


       Após estudo minucioso da legislação do munícipio, é realizado o projeto de separação da gleba em lotes, este que será apresentado a prefeitura com um pedido de aprovação. As áreas dos lotes são elaboradas de acordo com a legislação da cidade, estabelecendo uma área mínima, tanto para os lotes quanto área verde e área de lazer, obras públicas e sistema viário.


       Para aprovação também são necessários a elaboração dos projetos de infraestrutura, projeto da rede de água, rede de esgoto, rede de drenagem de água pluvial, pavimentação, rede elétrica, paisagismo, sinalização viária, mobilidade e terraplenagem.


       Sendo assim após a aprovação na prefeitura, como as demais obras, se faz necessário para execução o licenciamento ambiental. Que em alguns casos conforme o porte do empreendimento é exigido estudos mais detalhados como o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) ou EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental).


       Com a documentação e projetos aprovados, a construção do loteamento e toda infraestrutura poderá ser iniciada e comercializada. Com isso será necessário obter uma escritura definitiva para todos os futuros proprietários dos lotes.


 


Aproveite e leia também, “Diferença entre lote, gleba, desmembramento e loteamento” e “Você sabe qual a importância do Licenciamento Ambiental?”.


 


Acesse também nossa página do Facebook.


 


Referências:


 


SANTOS, Altair. Loteamento: do projeto à execução, saiba como fazer. 2016. Disponível em: <http://www.cimentoitambe.com.br/loteamento-do-projeto-a-execucao/>. Acesso em: 17 jan. 2018.


URBAMAIS. Como fazer um loteamento: veja quais são as etapas. 2016. Disponível em: <https://terrenos.urbamais.com.br/2016/01/04/como-fazer-um-loteamento-veja-quais-sao-as-etapas/>. Acesso em: 17 jan. 2018.


SILVA, Nadja Avelino da. Loteamento: um estudo do crescimento urbano horizontal da cidade de Guarabira - PB. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.




Nosso endereço

João Rech, 60
Carazinho/RS

contato@mbgeologia.com.br

(54) 9815-05279

(54) 9815-05279

Newsletter

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba novidades, noticias e atualizações.




Cancelar

Mídias sociais






MB Geologia e Meio Ambiente - Atuamos em todo RS- Todos os direitos reservados -2019

Hostche - Criação de Sites