(54) 9815-05279 | contato@mbgeologia.com.br

Amineração e os seus reflexos na sociedade


Autor: Bruna Koppe

A mineração e os seus reflexos na sociedade

O que é a mineração? Onde podemos ver o reflexo da mineração no dia-a-dia?


Pode parecer insano, mas tudo que nos rodeia e utilizamos no dia a dia, com exceção dos produtos agrícolas, vem da mineração. O seu creme dental e até o sal usado para salgar seu alimento provém da mineração. Mas afinal, o que é mineração?


A mineração é um dos segmentos da economia mais importantes e evidentes no nosso dia-a-dia. Podemos ver o resultado desta atividade econômica em nossas casas, escolas, hospitais, obras de infraestrutura e indústria bélica. Está evidente no setor de transportes, agricultura e até mesmo na alimentação. Assim é de extrema importância a atividade minerária para o desenvolvimento econômico da sociedade.


É possível observar a minerção em um prédio desde a sua base onde a areia, brita e o cimento são utilizados para fazer concreto, argila para produção de tijolos, cerâmicas e telhas, ferro utilizado nas vigas, alumínio e vidro utilizado em aberturas, argilas, carbonatos de cálcio, micas, silica e talco para produção de tintas, cobre para produção de fios e diversas outras coisas. 


Os minérios são recursos naturais, assim como a água, a energia solar, as florestas, os vegetais e o solo. Todos eles são encontrados na natureza.  A mineração é a atividade que transforma o minério em diversos produtos que utilizamos no nosso dia a dia. Obviamente, a mineração deixa marcas no nosso planeta, conhecida como degradação ambiental, mas é por causa dos produtos fabricados a partir da mineração que a população tem qualidade de vida e conforto. Quem está disposto a deixar de usufruir dos bens produzidos para preservar 100% do meio ambiente? Hoje em dia não é possível regredir ou simplestemente parar de minerar para preservar o meio ambiente, o correto é minimizar ao máximo a degradação ambiental com o planejamento correto e responsável da mineração, executando MEDIDAS MITIGADORAS e COMPENSATÓRIAS ao meio ambiente, para que as futuras gerações possam também usufruir dos recursos minerais.


Segundo dados publicados pelos DNPM a mineração no Brasil em 2008 somou quase 2% do PIB nacional, uma quantia de U$$ 23,95 bilhões, isso mesmo, vinte e três bilhões de dólares, além de gerar uma quantia de aproximadamente 1.150.000 empregos diretos e indiretos neste mesmo ano. E esse valor vem só subindo com o decorrer dos anos. 


Aproveite e leia também os artigos "Entenda o que são agregados para construção civil" e "Porque o geólogo é tão importante para as mineradoras?"




Nosso endereço

João Rech, 60
Carazinho/RS

contato@mbgeologia.com.br

(54) 9815-05279

(54) 9815-05279

Newsletter

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba novidades, noticias e atualizações.




Cancelar

Mídias sociais






MB Geologia e Meio Ambiente - Atuamos em todo RS- Todos os direitos reservados -2020

Hostche - Criação de Sites