(54) 9815-05279 | contato@mbgeologia.com.br

Entendao que são os agregados para construção civil


Autor: Bruna Koppe

Entenda o que são os agregados para construção civil

Atualmente muito se fala em agregados para a construção civil, mas vocês sabem o que são e qual a importância deles na sociedade?


Eles são materiais granulares, comumente chamados de inertes e os mesmos possuem forma e volume aleatórios, com dimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil. São provenientes da mineração e sua granulometria é definida no pelo processo de britagem. São as substancias minerais mais consumidas no Brasil e no mundo.


O termo agregado deriva do fato da areia e a brita serem utilizados para a fabricação de produtos artificiais resistentes, os mesmos se tornam agregados ao cimento para fabricação de concreto e associado ao betume para fabricação de asfalto.


Podemos utilizar como exemplo de agregados: areia, saibro, cascalho, rocha britada e reciclados.


Os agregados podem ser utilizados em vários seguimentos: habitações populares, edificações residenciais, comerciais, industriais e obras públicas, serviços de infraestrutura, pavimentação e manutenção de ruas e estradas, entre outras utilizações.


Cerca de aproximadamente 3.100 empresas comandam o mercado de agregados da construção civil, sendo que 600 destas empresas são referentes a produção de brita e 2.500 de extração de areia, alcançando um total de 75.000 empregos diretos e 250.000 indiretos.


Em relação aos outros setores da mineração, o dos agregados possuem características bem típicas, onde destacam-se: grandes volumes de produção, beneficiamento simples, baixo preço unitário e sempre há a necessidade de proximidade entre a fonte produtora e o local de consumo.


É a partir dos agregados que ocorre o desenvolvimento de toda a sociedade e a mineração tem grande importância neste processo.


Concluindo, os agregados de construção civil são os produtos minerais mais utilizados em obras de construção civil. Apresentam o mais baixo custo e são de relativa abundância, além de serem fundamentais para a melhora da qualidade de vida da sociedade em geral.


Recomendamos como leitura os artigos "A mineração e seu refléxo na sociedade" e "Porque o geólogo é tão importante para as mineradoras?".




Nosso endereço

João Rech, 60
Carazinho/RS

contato@mbgeologia.com.br

(54) 9815-05279

(54) 9815-05279

Newsletter

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba novidades, noticias e atualizações.




Cancelar

Mídias sociais






MB Geologia e Meio Ambiente - Atuamos em todo RS- Todos os direitos reservados -2020

Hostche - Criação de Sites