(54) 9815-05279 | contato@mbgeologia.com.br

Aimportância do dimensionamento correto dos britadores


Autor: Max Bom

A importância do dimensionamento correto dos britadores

Você sabe qual é a importância do dimensionamento correto dos britadores?


Primeiramente, para responder esta pergunta é necessário deixar claro o que são britadores. Estes são equipamentos utilizados na mineração nas fases de fragmentação e cominuição mineral.


Agora, a resposta é: a grande importância do dimensionamento correto dos britadores é produzir a quantidade necessária de material e evitar desperdício de energia no processo de britagem, ou seja, maximizar as margens de lucro para alcançar a maior lucratividade possível.


Mas como isto pode ser feito?


Existem diversos tipos de britadores no mercado, além disto, cada tipo possui vários modelos com capacidades de produção diferentes. Vejamos um exemplo: As marcas SBM e METSO produzem britadores de mandíbula, britadores de impacto e britadores cônicos, dentre outros. Cada um desses tipos de britadores possuem diferentes modelos, ou seja, uns maiores e outros menores, para atender a demanda de produção necessária do cliente. Além disto, os britadores corretos são escolhidos levando em consideração o material a ser britado e o tamanho inicial do material. Por exemplo:


Você possui uma pedreira e você deseja produzir um número X de toneladas por dia de brita 0, 2X de brita 1, 5X de brita 2 e assim por diante, para atender a demanda de vendas, assim é necessário calcular a porcentagem de cada tamanho do material que irá chegar ao britador, a porcentagem de cada tamanho que irá sair do britador para ver qual é o britador ideal para cada cenário. Isso ocorre porque o material que vai sair do britador vai possuir diferentes granulometrias.


Investir em um britador menor do que é necessário, ou seja, que não produzirá a quantidade necessária de material que você necessita para as vendas é perda de dinheiro, pois talvez a produção não pague os custos do investimento ou não seja tão rentável quanto poderia ser. E comprar um britador maior do que o necessário iria ser desperdício de dinheiro, aumentando o investimento inicial do projeto, aumento o tempo de retorno do investimento e você correria o risco de produzir muito mais do que vende, o que obrigaria a mineradora a ficar por algum tempo sem produzir por falta de espaço para estocagem.


 


Para maiores informações acesse Responsabilidade Técnica para Mineradoras ou Entre em Contato conosco!


 




Nosso endereço

João Rech, 60
Carazinho/RS

contato@mbgeologia.com.br

(54) 9815-05279

(54) 9815-05279

Newsletter

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba novidades, noticias e atualizações.




Cancelar

Mídias sociais






MB Geologia e Meio Ambiente - Atuamos em todo RS- Todos os direitos reservados -2020

Hostche - Criação de Sites