(54) 9815-05279 | contato@mbgeologia.com.br

Aimportância da topografia em obras de engenharia


Autor: Bruna Koppe

A importância da topografia em obras de engenharia

Primeiro precisamos saber, você sabe o que é topografia?


Topografia é a descrição exata e bastante detalhada de alguma área de interesse, é possível determinar assim as dimensões, acidentes geográficos, as variações altimétricas existentes, entre outros elementos. Os dados obtidos através de levantamentos topográficos permitem a engenheiros e outros profissionais conhecer o terreno que está se estudando de maneira precisa e consequentemente serve de base para execução de vários projetos e obras de engenharia.


Após a fase de estudo, a topografia segue sendo muito importante para evitar erros. É a partir da topografia que os seguintes procedimentos podem ser executados: demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, nivelamento do terreno, nivelamento de pisos e lajes.


É sempre bom ressaltar que um levantamento topográfico deve ser preciso e de qualidade, pois caso o mesmo não ocorra nesses critérios poderão ocorrer erros graves gerando riscos em caso de obras ou outras finalidades que envolvam humanos. Exatidão é a palavra que devemos utilizar para descrever como um levantamento topográfico deve ser.


 


Para maiores informações acesse Levantamento Planimétrico e Planialtimétrico ou Entre em Contato conosco!


 


 




Nosso endereço

João Rech, 60
Carazinho/RS

contato@mbgeologia.com.br

(54) 9815-05279

(54) 9815-05279

Newsletter

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba novidades, noticias e atualizações.




Cancelar

Mídias sociais






MB Geologia e Meio Ambiente - Atuamos em todo RS- Todos os direitos reservados -2020

Hostche - Criação de Sites