A segurança no trabalho vem tomando destaque e se tornando cada vez mais imprescindível, devendo ser valorizada pelas empresas e seus funcionários. Ela é uma prevenção contra riscos no trabalho e minimizadora de acidentes e doenças ocupacionais, isto desde que seja implantada nos empreendimentos e seguido à risca as orientações do profissional que tange as regras.
Pesquisas realizadas pela Organização Internacional de Trabalho apontam que morrem perto de 5 mil pessoas por dia no mundo por causa de acidentes e doenças do trabalho. Também está em destaque os setores da mineração, setor madeireiro, da construção civil, eletricistas, produção de carvão mineral, entre outros, que são consideramos trabalhos perigosos e que necessitam de acompanhamento e proteção.
Quanto a Mineração sabe-se que é um dos setores industriais mais ariscados, possui altos índices de acidentes tanto graves quanto fatais. A extração de minerais é realizada de formas diferentes dependendo do bem que está sendo extraído. Há a mineração a céu aberto que é o método destinado a extração de rochas ou minerais da terra, as operações realizadas são escavação, desmonte, carregamento e transporte. Já a mina subterrânea onde os minerais estão bem abaixo da superfície requer perfuração de túneis para retirada do mesmo.
São nas minas subterrâneas que possuem a maior ocorrência de acidentes de trabalho, pois os operários precisam ficar a muitos metros de profundidade, colocando suas vidas em risco pois a falta de oxigênio e o risco de desabamento só vão aumentando. Muitas vezes estando em contato com substancias tóxicas podendo ocasionar a longo prazo vários danos a saúde.
Para haver fiscalização das medidas de segurança cada país possui uma agência que sentencia o setor da mineração. No Brasil a Norma regulamentadora dos trabalhos em minas é a NR-22 (Norma Reguladora n° 22 do Ministério do Trabalho e Emprego) Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração. O objetivo é destinar as empresas uma referência para planejar as atividades sempre pensando na saúde e segurança da sua equipe.
Toda e qualquer área que possua seus riscos, não só a mineração, devem estar cientes e precavidos das medidas necessárias tentando sempre colocar a segurança e a saúde em primeiro lugar. Um bom planejamento e o cuidado, mantendo todas as precauções é sempre a melhor decisão para o bem-estar de todos os membros.
Leia também, “O que é e porque o DNPM exige o Relatório Anual de Lavra (RAL)?” e “Entenda o que são os agregados para construção civil”.
® Link Facebook.
Referências:
GE902. Métodos de Lavra. Disponível em: <https://ge902cobre.wordpress.com/metodos-de-lavra/>. Acesso em: 19 fev. 2018.
SUPRIMENTOS, Manutenção e. SEGURANÇA DO TRABALHO NO SETOR DE MINERAÇÃO. Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/3503-seguranca-do-trabalho-no-setor-de-mineracao/>. Acesso em: 21 fev. 2018.
SAM. Segurança na Mineração: Como cuidar de seus funcionários? Sistema Autônomo de Monitoramento. Disponível em: <http://sam24h.com.br/seguranca-na-mineracao-como-cuidar-de-seus-funcionarios-2/>. Acesso em: 21 fev. 2018.
FUTURO, Segurança Tem. 10 dos Trabalhos mais perigosos do Brasil. Disponível em: <http://segurancatemfuturo.com.br/index.php/2017/02/16/10-dos-trabalhos-mais-perigosos-do-brasil/>. Acesso em: 21 fev. 2018.